Brasil tem primeira advogada licenciada em Contratos Conscientes

Image 27-09-21 at 16.51 (1)

A advogada carioca Fernanda Guerra, idealizadora da SER Consultoria, é a primeira autorizada a oferecer o serviço no país e na América Latina

Ciente do desafio e feliz pela conquista, é assim que recebo a licença para ser a primeira advogada brasileira a oferecer o desenvolvimento de Contratos Conscientes na América Latina.  

Ao longo desses vinte anos de exercício da advocacia, percebi que o trabalho é um fluxo constante de aprendizado com o outro e com o mundo. Abraçar essa nova abordagem significa estar aberta à oportunidade de evoluir como pessoa e como profissional. 

A certificação foi concedida pela criadora do termo Contratos Conscientes e responsável pela patente, a advogada americana Linda Alvarez, e pela profissional de referência mundial na prática da abordagem, a advogada J. Kim Wright.  Essas duas figuras foram grandes mentoras no meu processo de descoberta do contrato como instrumento para a sustentabilidade dos negócios, sem abrir mão do cuidado com as relações dos indivíduos. 

Contrato Consciente: um novo olhar para os documentos legais

O termo Contrato Consciente significa uma abordagem focada nas relações e nos valores partilhados entre as partes envolvidas em um contrato. Também são conhecidos como Contratos baseados em Valores ou Contratos Integrativos. Trata-se de uma abordagem relacional aos documentos legais, cuja elaboração privilegia a co-criação de cláusulas através do diálogo.  

A abordagem está intimamente ligada ao Conscious Business. Este movimento empresarial consciente defende que as empresas vivam de acordo com o propósito, missão e valores declarados. 

A licença para utilizar o termo e oferecer o serviço no Brasil me foi concedida após cursos de formação e atuação prática na área, com a elaboração de uma metodologia própria. É um grande orgulho e uma enorme responsabilidade ser a primeira advogada na América Latina a receber a certificação. 

O desenvolvimento de Contratos Conscientes é um dos principais serviços da SER (Sustentando Elos Reais), minha consultoria focada em orientar indivíduos, empresas e comunidades na gestão de relações contratuais, especialmente através de métodos extrajudiciais. A partir de agora, todos os contratos produzidos e assinados pela SER recebem o selo oficial Conscious Contract, marca patenteada por Linda Alvarez. 

Para conhecer mais a fundo, sugiro que acompanhe a série de vídeos sobre o tema que gravamos. Para conferir o conteúdo, siga o perfil da SER no Instagram e no YouTube

Sobre a advogada Fernanda Guerra

Exerço a advocacia há vinte anos. Atuo como facilitadora de diálogos e advogada licenciada em Contratos Conscientes. Sou idealizadora e co-fundadora da SER, consultoria especializada em gestão de relações contratuais. Sou sócia do Guerra Advogados Associados, da Medicina da Consciência e criadora da ONG Curaser. Mãe do João. 

O primeiro contato que tive com a abordagem dos Contratos Conscientes foi em 2019, quando recebi a primeira certificação na área. Em 2020, através da prática, estudo e formação continuada, fui indicada como a primeira advogada da América Latina certificada com a licença para oferecer o serviço e utilizar o termo Contratos Conscientes no Brasil.   

Hoje, ao lado das mentoras Linda Alvarez e J.Kim Wright, integro o movimento mundial Legal Change Makers. Trata-se de uma abordagem integrativa, holística e pacífica do Direito, que serve de guia para o atendimento dos clientes na SER Consultoria.

Graduada em Direito pela UFRJ, sou especialista em Mediação pela Mediare e pós-graduada em Neurociência e Comportamento pela PUCRS. Realizei formações complementares em Liderança para Transição na Schumacher College, na Inglaterra, e em Ciências Holísticas e Economia para a Transição na Escola Schumacher Brasil. Também me dedique, ao longo da carreira, a cursos para certificação em Práticas Colaborativas, Conscious Contract, Círculos de Cultura de Paz, Constelação Sistêmica e da Comunicação Não Violenta.

Tem alguma dúvida?